Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Viver Bem.Viver Renal!

Oi pessoal, demorei um tempo para voltar por aqui porque tenho outros projetos de vida além deste!!

Isso mesmo, eu não vivo em função do meu tratamento, apesar de cuidar para que esteja tudo sob controle, meu controle, claro!!!

Conversando com um colega de hemodiálise, ele me disse que tinha exagerado no final de semana, porque nos finais de semana a família se reúne para fazer churrasco (no sábado e no domingo) então tem bastante refrigerante e carne assada, uma festa só!!!...#coméqueé?!

Choquei porque na minha opinião, a família do renal tem um papel fundamental em seu tratamento e consequentemente na sua qualidade de vida.

A família deve acompanhar e observar sua rotina e o bem estar geral do paciente, mesmo que ele seja adulto e dono de sua própria vontade. 

Da mesma forma, o paciente deve colaborar e se ocupar de outras coisas, além da vida renal: artes, jogos, cursos e qualquer outra atividade que lhe dê prazer. E não fale de não ter dinheiro porque hoje em dia tem muito curso on line e real, grátis ou bem em conta!!

Se o paciente está saindo das sessões de hemodiálise pior do que entrou, é porque tem alguma coisa errada: Ou ele está se alimentando mau, tirando muito peso/líquido ou porque ele está ganhando muito peso entre uma sessão e outra, anemia ou qualquer outro motivo...que só o médico poderá verificar!

Não é normal sair de uma sessão de hemodiálise pior do que entrou, 
o normal é se sentir bem!#activiafeelings rs¨*

Por isso, se você tem amor pelo seu renal, preste atenção!!Cuide, evite excessos, corte a carne vermelha pelo menos aos finais de semana, quem disse que churrasco precisa ser feito apenas aos finais de semana??!!Todo dia pode ser especial para fazer qualquer coisa...enfim, viva uma vida saudável apesar da vida renal!

Fique Bem¨*

Nenhum comentário: