Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Estudos reforçam os benefícios dos exercícios em renais crônicos!

Olá pessoal, ando sumidona mesmo daqui, heim!?Mas continuo bem, na rotina que eu amo mesmo...logo venho mostrar o resultados dos exames de Setembro, até hoje não consegui publicá-los!!!
Hoje trouxe uma matéria do The Cochrane Library que achei bem interessante!Eu tinha começado fazer hidroginástica, mas fui um (01) dia e nunca mais voltei...água gelada demais, fiquei meio mau...doendo tudo!


Leia a matéria:
A prática regular de exercícios físicos melhora a saúde dos pacientes portadores de doença renal crônica (DRC).Esta é a conclusão principal de uma meta-análise (avaliação conjunta dos resultados de 45 estudos, que incluíram 1.863 adultos com DRC ou transplantados renais).Esta meta-análise foi realizada por pesquisadores suecos do Instituto Karolinska de Estocolmo.
Pacientes com DRC, habitualmente, perdem 30% ou mais de sua aptidão física normal, bem como, a capacidade para realizar suas tarefas diárias, pois a anemia (diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue) e a fadiga muscular, presentes nestes pacientes, associados à inatividade física, são os principais responsáveis por estes achados.
os principais resultados desta meta-análise, foram:
- Aumento da capacidade aeróbica;
- Aumento da distância caminhada;
- Aumento da força muscular;
- Redução da pressão arterial (PA) sistólica e diastólica (PA máxima e mínima, respectivamente);
- Redução da frequência cardíaca (batimento cardíaco) de repouso;
- Melhora na qualidade de vida.
Os benefícios foram observados em pacientes com DRC inicial, em diálise, ou ainda, entre aqueles que haviam sido submetidos a um transplante renal.Os autores da pesquisa recomendam a prática de exercícios físicos aeróbicos, como pedalar ou caminhar, associados aos exercícios de resistência (musculação com uma intensidade leve).O ideal são três sessões semanais com duração de 30 até 90 minutos.
Fonte: The Cochrane Library.


E covenhamos, exercícios físicos faz bem a qualquer ser Humano...

3 comentários:

Lumali Atelier disse...

OI Lu!
Passei aqui para conhecer seu blog, achei super interessantes suas informações e suas opiniões.
Realmente a IR do meu marido nos pegou se susto, mas agora estamos voltando a por nossa vida em ordem e nos preparando para o transplante.
Passarei sempre por aqui!!!
Obrigada por seu recadinho lá no blog, e nos visite sempre!!

Beijos
Aline

Flávia Cardoso Oliveira disse...

Oi Lu, eu estava de bobeira e colocando umas coisinhas em ordem aqui na net. Lembrei que vc tinha listado outros blogs que possuía e resolvi dar uma espiadinha. Seus posts me fizeram parar para pensar em minha vida e sabe de uma coisa? "As pessoas entram por acaso em nossas vidas, mas, não é por acaso que elas permanecem."
Obrigada por tudo! Um grande abraço e tudo de melhor nessa vida!

Gi disse...

Oi meu nome e Gisele tenho 2 anos, tbem faço hemo, que legal conhecer aqui seu blog, se vc quiser me adicionar no msn a gente pode se conhecer melhor. Gostei muito dessa materia sobre exercicio, quero fazer alguma coisa, mas nao sei bem o que seria melhor. bom ate mais email gi-lind@hotmail.com